sexta-feira, 15 de junho de 2012

O país da Copa

Sei que vão dizer que sou chato demais quanto a isso, mas não posso deixar de mencionar mais um fato relativo à Copa do Mundo de 2014 a se realizar no Brasil. 
Vemos na Europa um show de futebol, organização e infraestrutura. Estádios com o melhor padrão mundial, cidades modernas e com capacidades tais que podem receber da melhor forma possível as pessoas que vão assistir a esse espetáculo. Dois países com uma qualidade de vida incomparável a qualquer país subdesenvolvido, com um sistema financeiro estável estão dando uma aula de como organizar um evento desse calão. 
Por outro lado, no Brasil encontramos obras atrasadas, cidades que não conseguem solucionar seus problemas de saúde e segurança, com diversos problemas no trânsito, etc... E a riqueza tão disseminada pelo atual governo através do lema "País rico é país sem pobreza", continua a se esconder nas favelas, na má educação e nos salários miseráveis obtidos com muito suor por grande parte da população (além disso, uma fatia considerável da população brasileira vive na linha da miséria).
Com isso não quero de nenhuma forma desestimular aqueles que estão muito felizes com a realização da Copa no Brasil, mas expressar minha opinião sobre o dinheiro gasto nessa "brincadeira', sendo claro que há muitos outros campos onde esse dinheiro poderia ser usado. E mesmo que sejam financiamentos, SÃO financiamentos do governo federal.Para um evento desnecessário em um país ainda tão pobre podem ser feitos empréstimos, mas para solucionar os problemas que só faltam clamarmos por solução ninguém se mexe. Grande festa do futebol, mas só pras classes A, B, C e D. Como alguém que ama futebol, mas acima de tudo ama seus compatriotas e seu país, não posso concordar com a a Copa aqui.
Segue um gráfico com os valores gastos na Eurocopa e os da Copa, sem falarmos nos valores que serão utilizados na melhoria das cidades, valores que não são tão expressivos em países como os da Europa, pois já têm uma estrutura gigantesca. Os estádios em vermelho são da Polônia e os azuis são da Ucrânia. Desculpem o tamanho da imagem, mas ajuda na compreensão da mesma. Essa é minha opinião.



3 comentários:

  1. Pois é, Guinho. Legal teu ponto de vista, mas não concordo com tudo. Primeiro porque a Europa hoje em dia não tem sistema finaceiro estável de jeito nenhum! Veja o caso da Grécia, da Espanha, da Itália! E a economia brasileira cresceu sim, e muito, nos últimos anos. Basta perceber que o fluxo de imigração se inverteu, e os brasileiros que moravam no exterior estão voltando pra casa! Além de recebermos aqui um alto número de estrangeiros - inclusive europeus fugindo da crise. Também não concordo com a visão do Brasil como um país subdesenvolvido e falido. Acho que temos muitos problemas sociais, críticos, crônicos, gravíssimos, mas também temos setores em que o Brasil tem competitividade internacional. E acho que temos muito o que mostrar, sim.
    Comparando os valores gastos, estão semelhantes, pois aqui serão mais estádios. O que fazer com esses elefantes brancos depois é uma boa questão. Enfim, sou crítica da copa, principalmente porque sei que haverá muita gente roubando - e isso é um problema histórico no país. Também sei que as vantagens serão para uma parcela reduzida da população, e que muitas pessoas serão removidas das suas casas para a realização de obras. Mas ainda assim acredito que o Brasil tem potencial de realizar essa copa com sucesso, se inserir no circuito de grandes eventos e se consolidar como potência emergente da América Latina. Quanto à corrupção, lembro da história do marido traído que, para evitar continuar sendo traído, vende o sofá, onde a mulher transava com o amante. Quer dizer, será que devemos recusar receber um evento de tanta visibilidade porque somos corruptos ou será que a corrupção é um problema que temos que resolver internamente, e de preferência o mais rápido possível?

    ResponderExcluir
  2. concordo na maior parte das questões, mas tenho objeções:
    1: não falei que o Brasil era falido, falei que tinha problemas críticos;
    2: um país que tem sua maior faixa de exportações de produtos primários como frutas e não tem nem uma montadora de carros nacional, fato que faz o país dar muito lucro aos estrangeiros, não pode ser julgado desenvolvido; além disso a desigualdade social é muito grande, minha principal tecla para a não realização de tantos investimentos que não ajudarão os mais necessitados;
    3:o preço gasto: pode ser parecido, mas aqueles valores do Brasil são SÓ dos estádios, a infraestrutura das cidades infla muito mais o valor empenhado no evento, além dos reajustes no preço das obras;
    4: mais um dado: a cidade de Porto Alegre enche mais nos FSM do que na Copa, dependendo de quem jogar aqui;
    No demais consigo concordar, mas esses pontos são muito visíveis, ao menos para mim.

    ResponderExcluir
  3. Hehe, buenas, ótima argumentação. BUT:
    A infra das cidades, teoricamente, ficará para benefício de quem nelas moram, não? Obras que estão encalhadas há décadas podem ter a grande chance de sair do papel.
    E tb acho um FSM muito mais produtivo e interessante que a copa...
    Ah, o problema da desiguladade realmente é tenso.

    Como não poderia deixar de ser, aí vai uma indicação de leitura: uma edição do le monde diplomatique dedicada à copa...encontrarás argumentos a favor do teu ponto de vista!

    http://www.diplomatique.org.br/edicoes_anteriores_det.php?edicao=52

    bjos

    ResponderExcluir

Comenta! Critica! Ajude a melhorar!